15 de dez. de 2011

ORIENTAÇÃO PARA LOCURORES DE RÁDIOS OU WEB RÁDIOS

Dicção é fundamental para uma boa locução no rádio. A articulação da voz comporta e confirma a verossimilhança da mensagem.
1) Dicas para locutores
Quais os segredos para ser um bom locutor? Apesar da diferença de estilos e de cada locutor ter um estilo próprio, o que torna o processo muito pessoal, é interessante dar uma olhada na lista abaixo. São várias dicas que vão lhe ajudar a melhorar sua locução, ou até mesmo orientar os locutores de sua emissora.
1. Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.

 2. Entenda o que você está falando e verifique o conteúdo dos textos. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.
3. Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração do ar de maneira compassada, juntamente com a contração seguida de relaxamento dos músculos das pernas e braços, ajudam bastante.
4. Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural.
5. Cuide com a entonação. Por exemplo: "Ele vem... Ele vem?"
6. Quanto maior o número de repetições por segundo, mais aguda a voz (crianças e mulheres) e quanto menor o número de repetições por segundo, mais grave a voz.
7. Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura, a altura, a intensidade, o timbre.
8. Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante, nasal, abafada, rouca, seguida, chorosa etc.
9. Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: "agora a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso...", "e agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir...". E não assim: "e agora a previsão do tempo para vocês."
10. Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia.
11. Evite líquidos excessivamente gelados.
12. Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se rápida e irregular. O oposto, traz respiração harmônica, regular, lenta e suave.
13. Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneira austera ou autoritária. Seja sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo!
14. Amarre o ouvinte na programação: - Daqui a pouco você vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); - Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal, é um programa especial que você conhece; - Em seguida, estará chegando aquele seu programa esperado...; - Daqui a pouco uma dica de saúde...
15. Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.
16. Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto sem dar a impressão de leitura.
17. Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.
18. Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento...
19. Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento.
20. Seja organizado no estúdio.
21. Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.
22. Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.
23. Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor, preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo.
Lembre-se: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.

2) Uso Profissional da Voz
Muitos são os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho. Os cantores, atores, professores, radialistas, políticos, vendedores, telefonistas, secretários, empresários, padres, pastores e todos aqueles que precisam da voz para exercer sua profissão.
O aparecimento de rouquidão, cansaço vocal, ardume e/ou dor na garganta, pigarro e falta de ar são sinais de patologias que acometem a laringe e podem estar relacionadas ao uso abusivo da voz em condições desfavoráveis.
O mau uso da voz se refere a falar excessivamente, falar alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar canto sem ter preparação adequada. Tais hábitos associados ao fumo, ar-condicionado (ambos ressecam a mucosa da laringe), poeira, alergias respiratórias, stress, ruído competitivo e predisposição genética propiciam o surgimento de patologias laríngeas, que podem prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional.
O médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo podem dizer se o profissional está fazendo um uso adequado da voz, dar orientações preventivas, avaliar e tratar a patologia quando existente. Vale lembrar que o tratamento precoce é sempre mais rápido, podendo inclusive poupar o indivíduo de uma cirurgia.
Por ser um valioso instrumento de trabalho, três quartos além de reflexo de nossa saúde física e mental, a voz merece atenção e cuidados especiais. Voz saudável é voz agradável
3) Dicas para uma Voz Saudável
Esses são cuidados para poupar a laringe de esforços desnecessários que muitas vezes são feitos e trazem prejuízo à voz e desconforto ao falante. A higiene vocal deve ser seguida por adultos e crianças, mas principalmente por profissionais que usam a voz como meio de trabalho.
1. Hidratação do organismo é fundamental. Beba de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente. Pode ser substituído por suco cítrico natural e não açucarado. O refrigerante, por conter grande quantidade de gases pode prejudicar a movimentação do diafragma, por isso deve ser evitado.
2. Evite ambiente com ar condicionado, que resseca as mucosas. Neste caso, intensifique a hidratação.
3. Não grite sem suporte respiratório. O grito deve ser sempre evitado, mas em situações esporádicas em que ele é necessário (principalmente em certas profissões), o indivíduo deve gritar com técnica: corpo ereto, inspirar profundamente sentindo a expansão do abdômen e das costelas e falar em forte intensidade, com ataque vocal suave.
4. Ataque Vocal é o encontro das pregas vocais quando começamos a falar uma palavra ou frase. Se o ataque vocal for brusco, o atrito entre as pregas vocais será muito forte, podendo causar inchaço e nódulos. Assim, o mais aconselhável é o ataque vocal suave.
5. Tossir ou pigarrear excessivamente provoca um atrito intenso nas pregas vocais, podendo feri-las. Como mecanismo de proteção há um aumento do muco para protegê-las do impacto. Isso se torna um ciclo vicioso, pois a secreção atrapalha a emissão vocal, forçando o indivíduo a pigarrear novamente! O melhor é controlar a vontade de pigarrear, aumentar a hidratação, fazer exercícios de vibração de língua. Quando for imprescindível eliminar o pigarro, sugere-se a realização voluntária e precoce do fechamento glótico, como se estivesse realizando um esforço físico, seguido de uma liberação repentina do fluxo de ar.
6. Falar em ambientes ruidosos ou abertos leva o falante a intensificar a emissão vocal, pois há competição sonora. Quando possível deve-se evitar tais ambientes, mas no caso de profissionais que trabalham e tais condições, a voz deve ser projetada na máscara, os sons articulados com precisão e a voz deve ser levemente agudizada.
7. Utilizar tom grave ou agudo demais também é considerado um abuso. O tom mais apropriado para a fala é o tom médio ou de uma a duas notas acima deste. O tom levemente agudizado, apesar de não ser natural é o que exige menos esforço para ser produzido. Por isso é o ideal para profissionais que usam a voz o dia todo.
8. Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas pode causar danos irreversíveis, pois os tecidos que revestem a laringe estão inchados e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser uma forte agressão. Deve-se falar o mínimo possível nessas ocasiões, e beber água em abundância.
9. Praticar exercícios físicos falando pode gerar sobrecarga, pois durante o esforço físico ocorre um aumento no fechamento das pregas vocais.
10. Fumar ou falar muito em ambientes de fumantes. O cigarro é altamente irritante às mucosas do trato vocal, além de ressecá-las e dificultar sua vibração.
11. Utilizar álcool em excesso. O álcool também é irritante às pregas vocais e tem um efeito anestésico que mascara a dor de garganta, propiciando abusos vocais.
12. Cantar ou falar abusivamente em período pré-menstrual não é aconselhável, pois nesse período, várias regiões do corpo sofrem inchaço, inclusive as pregas vocais O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar o mesmo efeito.
13. Falar demasiadamente, logicamente, causa sobrecarga vocal. As pregas vocais são músculos como qualquer outro, e também sofrem fadiga.
14. Falar muito após ingerir grandes quantidades de Aspirinas, calmantes ou diuréticos. A Aspirina causa aumento da circulação sangüínea na periferia das pregas vocais. Com a associação do atrito de uma prega contra a outra, há um aumento da fragilidade capilar. Os diuréticos e calmantes ressecam as mucosas.
15. Cantar inadequada ou abusivamente e fazer parte de corais sem preparo vocal. Cantar é um ótimo exercício laríngeo, mas o indivíduo precisa ter preparo e técnicas vocais, caso contrário podem surgir sérios distúrbios orgânicos.
16. Alimentação com excesso de condimentos traz azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, que podem banhar as pregas vocais causando irritações nas mesmas. A maçã e o salsão são recomendados, pois são adstringentes, deixando a saliva mais fininha. Já os derivados do leite e chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulação das palavras e a vibração das pregas vocais.
Resumo do "Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz", de Silvia M. Rebelo Pinho, ed. Pró-Fono, 1997.
4) Dicas para um Locutor de Rádio
O locutor de rádio deve ter segurança do que fala, uma vez que rádio, se faz ao vivo. Procure estar sempre bem informado. Leia os jornais do dia, ouça bastante rádio, procure se informar do assunto que está em evidência na mídia, conheça a pronúncia de nomes de personagens estrangeiros em destaque, aprenda a ler e pronunciar bem o inglês e o espanhol .
Ao fazer sua locução no rádio, fale como se fosse para uma pessoa. Use o pronome você, ex: você ouviu, Imagine com Paulo Ricardo, você confere agora as melhores da semana etc. Seja sempre simpático, abra um sorriso ao falar, as pessoas que estão te ouvindo serão contagiadas pela sua alegria.. Saiba cativar a audiência .
A grande maioria das rádios tem sua programação voltada para gente comum, o povão, pessoas de diferentes gostos. Estas emissoras fazem uma programação bastante eclética, buscando agradar a todos, ou pelo menos a grande maioria. O locutor tem que ser imparcial. Nunca deixe seu gosto pessoal ser notado ao anunciar ou comentar sobre uma música. Faça tudo sempre com o mesmo entusiasmo e, por favor, fale somente o necessário.
Enriqueça seu programa usando bem as vinhetas de passagem, os jingles, efeitos sonoros etc. Nunca fale encima do início da letra da música. O máximo que você pode fazer, é usar a introdução da música para falar algo rápido, sem atropelar a cabeça da música. Não deixe buracos entre uma música e outra, seja dinâmico, prenda a audiência, faça rádio para as pessoas, não para você. O seu gosto pessoal não pode interferir no seu trabalho, goste de todas as músicas, torça por todos os times, mas acima de tudo fale com naturalidade, não imposte a voz. Ao falar, seja você mesmo, fale... não cante, você não é a atração principal da rádio, as pessoas ouvem rádio, para ouvirem músicas, notícias etc.
Se você estiver trabalhando em uma rádio de programação segmentada, como rádios que só tocam músicas gospel, pagodes, rock, clássicos etc, incorpore o estilo de cada rádio; o locutor deve ser um mutante, e se moldar de acordo com o ambiente.
Ouça bastante rádios de diversos estilos. Absorva o que for bom, o que for ruim descarte. Não imite nunca ninguém, principalmente na voz, conquiste seu espaço, seja você mesmo. Ao ler uma notícia, cuidado com o tom. Não vá ler sorrindo uma notícia trágica, ou vice-versa. Tome ciência do conteúdo da nota antes de lê-la no ar . Ao ler um texto, não dê impressão de leitura. Acredite no que está lendo, procure ser convincente. Conheça a programação musical, os comerciais e as promoções antes de assumir o horário. Confira o perfeito funcionamento do equipamento.
O microfone é o amigo inseparável do locutor, mas pode se tornar um inimigo se você não desligá-lo nos intervalos entre as músicas. Nunca vire folhas próximo ao microfone, evite tomadas de ar longas e sonoras, respire como locutor não como um velho ofegante e asmático. A boca não pode emitir outros sons ou ruídos estranhos, como estalar de língua, lábios, pigarrear, tossir etc.
Mantenha a distância correta do microfone. Com a evolução da tecnologia, eles se tornaram altamente eficientes e capazes de detectar os menores ruídos. Por isso você não precisa beijar o microfone para falar. Geralmente um palmo de distância é o mais indicado para rádio. É claro que existem microfones mais sensíveis, em que às vezes observa-se até um metro de distância. Geralmente são usados em estúdios de dublagem e comerciais. Falar colado ao microfone provocara a saturação do áudio, e com isso os famigerados puffs, que são pancadas provocadas por fonemas formados pelas letras p, b e vogais, ex: pipa, povo, bola, etc...
Se você pretende ser locutor de FM, terá de operar todo o equipamento, inclusive ajustar o microfone (altura e distância) adequadas para você. No caso das rádios AM, preste muita atenção ao operador, que fará sinais durante a programação. O entrosamento deve ser perfeito entre o locutor e o operador. Em estúdios para gravações de textos, spots, narrações etc, posicione-se à frente do microfone, não mexa no microfone sem pedir autorização ao operador ou editor que irá gravar você. Pode acontecer que haja uma indisposição do operador, tendo em vista que ele está ali para fazer isto. Ajustar todo o equipamento é dever dele e devemos respeitar. No Brasil, geralmente não há problemas, mas nos Estados Unidos, isto dá a maior treta, pois lá os operadores são enjoados e altamente profissionais.
5) Exercício de Dicção 1
Basicamente a arte de fazer locução resume-se em: Articular; Interpretar; Dar ritmo adequado a cada leitura ou apresentação. Parece fácil, mas o caminho é longo. É necessário praticar muita leitura, o melhor exercício para quem vive da voz. Existem tipos diferentes de locução para programas de rádio, para TV, narração de documentários, narração de historias etc. Exercício: pronunciar exageradamente cada sílaba das palavras no exercício a seguir:
- O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa.
- A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados.
- Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.
- Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.
- As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas .
- O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e, gritando, grimpa a grade da grota grandiosa.
- No quarto do Crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do Craveiro.
- O lavrador livre na palavra e na lavra, mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender .
- Fraga deflagra um drible, franco franqueia o campo, o povo se inflama e enfrenta o preclaro júri, que declara grave o problema .
- Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que Tecla se engana no que clama e reclama.
- O acróstico cravado na cruz de crisólidas da criança acreana e o credo Cristo.
- A entrada triunfal de trezentos truculentos troianos em trajes tricolores, com seus trabucos, trombones e triângulos, transtornou o tráfego outrora tranqüilo.
- O prato de prata premiado precioso e sem preço, foi presente do preceptor da princesa primogênita, probo primaz, procurador da Prússia.

6) Exercício de Dicção - 2
FÁCIL
1. Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala.
2. O rato roeu a roupa do Rei de roma a rainha com raiva resolveu remendar.
3. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.
5. Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce?
Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.
MÉDIO
1. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
2. O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
3. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
4. A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá Não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.
DIFÍCIL
1. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
2. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
3. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.
4. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
5. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia
 
Fonte: Maykol.com

Nenhum comentário: