30 de mar. de 2010

30 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Nossos jovens constituem um dos recursos humanos mais importantes para o desenvolvimento do País e podem ser atores sociais de mudanças positivas na sociedade. Tendo em conta a importância das questões ligadas a área da juventude, as Nações Unidas declararam 2010 o Ano Internacional da Juventude, cujo objetivo é encorajar o dialogo e compreensão entre gerações e promover ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade.
No Brasil, a maioria dos jovens sofre com a pobreza e com a falta de qualidade do ensino que os priva de crescerem com todo seu potencial. A faixa etária de 15 a 24 anos constitui ¼ da população ativas, infelizmente, representa metade do total de desempregados. O mercado de trabalho tem dificuldade de absorver essa mão de obra, exceto, quando há qualificação aprimorada.
Sem um trabalho condigno, os jovens tornam-se particularmente vulneráveis à pobreza. O desafio que enfrentamos, é claro: devemos prestar mais atenção à educação e, em especial, à transição da educação para o emprego. E a possibilidade de os jovens ascenderem ao pleno emprego produtivo deve ser um objetivo fundamental das estratégias nacionais de desenvolvimento, incluindo as políticas de redução da pobreza.
A comunidade internacional, graças ao alerta da ONU, desde 2005 reconheceu a existência do fenômeno a que os especialistas chamam de ”juvenilização” da pobreza. O Brasil ainda é considerado pelo ONU o pior da América Latina em termos de desigualdade. Após 05, anos percebemos que o Brasil teve avanços, como o PróUni e a Escola da Família, mas ainda faltam medidas práticas efetivas que garantam o acesso ao jovem à educação profissional(técnica ou nível superior).
Acreditamos que a qualidade de ensino e a modernização da escola são fundamentais para diminuir a evasão escolar, assim como o combate ao trabalho infantil, a exploração sexual infanto-juvenil e a gravidez precoce. Esses fatores são os grandes responsáveis pelo abandono escolar e a conseqüente falta de qualificação profissional.
Neste dia Internacional dos jovens quero aproveitar esse espaço para conclamar toda a sociedade e participante desse maravilhoso chat e programa de rádio para unir esforços em prol da juventude, contribuindo para que tenham oportunidade de ter um desenvolvimento completo nas áreas da Educação, Esportes, Cultura e Lazer, garantindo, assim, que se formem seres humanos preparados para construir um futuro melhor para todos.
Tirado do Diário Oficial do Estado de S.Paulo.
Beijos da Dry *_*
Baiuca 30.03.2010

Nenhum comentário: